![]() | ![]() | ![]() |
---|
PASTORAL DA JUVENTUDE
Paróquia São Geraldo
“Queridos jovens: se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, digo a cada um e a cada uma de vocês: “bote fé” e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; “bote esperança” e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; “bote amor” e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. “Bote fé”, “bote esperança”, “bote amor! ”’ Festa de Acolhida dos jovens na Praia de Copacabana (Rio de Janeiro, 25 julho 2013)
Papa Francisco
PASTORAL DA JUVENTUDE
A Pastoral da Juventude tem os grupos de jovens como uma opção político pedagógico onde a vivencia grupal acontece para a ação evangelizadora. “Organizamos-nos a partir dos grupos de jovens, por acreditar que este é um espaço privilegiado de valorização do protagonismo juvenil, da vivencia da comunitária e da evangelização. Fator importante para o processo de educação na fé. A reunião do grupo é um momento importante e fundamental na vida do grupo. É no processo de reunião que o grupo nasce, cresce e amadurece. A reunião é o “miolo” da fruta, na formação integral do grupo jovem que entra no processo”
Grupos de base FBI / GPS / MDC / JESUS / JUSC / JUBAC
Os grupos de base são grupos que se reúnem frequentemente para a reflexão. Comprometem-se na oração e ação. São grupos de vida, onde todos tem (e deve ter) sua própria maneira de ser.
Não existe um modelo pronto, para ser copiado. O desenvolvimento das reuniões e encontros, possuem características diversas em cada lugar e grupo. Enfim o grupo é lugar de amizade, de crescimento na fé, de socialização juvenil, de conhecimento integral de si, do outro/as, da comunidade, da sociedade, do projeto de vida e da vocação
Raphael A.

A importância de fazer intercâmbio
Quando somos jovens, temos muito mais ânimo e coragem para enfrentar desafios. Além disso, estamos num período de crescimento e formação como indivíduos. Assim, é essencial se abrir para novas experiências de outro grupos em nossa paróquia .
Uma dessas novas experiências pode ser um intercâmbio. Viver um tempo fora de seu grupo do base e proporciona diversos aprendizados.
Sendo assim o grupo passa a pensar diferente e a enxergar o mundo de outra maneira — afinal, ele vivencia a realidade a partir de outro grupo e pode proporcionar ao grupo a mesma experiência
Raphael A.

GRUPOS

GPS

JUSC
FBI

MDC


JUBAC

JESUS

COORDENAÇÃO GRUPO DE BASE
Quem somos nós

VINICIUS VIANA
COORDENADOR DO GRUPO JESUS

LEONARDO PADOVANI
COORDENADOR DO GRUPO JESUS

ISABELLA LIMA
COORDENADORA DO GRUPO JUSC

MARESSA CHAVES
COORDENADORA DO GRUPO GPS

MARCELLE BONFIM
COORDENADORA DO GRUPO GPS

BARBARA PEREIRA
COORDENADORA DO GRUPO FBI

PATRYCIA CAROLINE
COORDENADORA DO GRUPO JUBAC

ANA BEATRIZ MORAIS
COORDENADORA DO GRUPO MDC
